Em meados do mês de novembro de 1987, iniciávamos no Centro Educacional 02 na cidade Guará em Brasília, um trabalho com capoeira na escola denominado CAC (Centro de Aprendizagem de Capoeira), vinculado direta e oficialmente à Secretaria de Estado de Educação, na época denominada FEDF (Fundação Educacional do DF).
O projeto atendia alunos da rede pública de ensino no horário contrário as aulas, dando direito ao praticante ser avaliado bimestralmente substituindo o conceito obrigatório das aulas de educação física. O projeto tem sua origem em iniciativas implementadas pelo mestre Zulu junto a FEDF, que depois de muito esforço conseguiu a aprovação e sua implantação experimental em janeiro de 1982, no Colégio Agrícola de Brasília.
Em 1992, com o funcionamento de quatro Centros, o projeto foi incorporado ao programa dos CIDs – Centro de Iniciação Desportiva, que passou a receber a denominação de Centro de Iniciação Desportiva
Para atuar no CID de capoeira o professor deve ser pertencente do quadro efetivo do magistério através de concurso público, como também ser mestre ou contra-mestre de capoeira.
Além dessa vinculação com a Secretaria de Educação, o nosso trabalho esteve também até o dia 13 de outubro de 2003 vinculado ao Grupo de Capoeira Beribazu, onde tínhamos o grupo como um grande parceiro no desenvolvimento de todo o trabalho.
Depois da desvinculação do Grupo Beribazu, iniciamos no dia 07 de fevereiro de 2004 juntamente com os alunos mais graduados discussões sobre a criação ou não, de um nome para o grupo que já existia de fato, pois todos iniciados e pertencentes a esse trabalho de capoeira na escola, também já atuam como docentes de capoeira, ministrando aulas em vários locais em Brasília e em algumas cidades como São Paulo, Gravatá-PE, Imperatriz-MA, Paracatu, Unaí e João Pinheiro-MG.