Ritual praticado por tribos do sul da África principalmente os Humbes e Mucupes, durante a “efúndula” (quando meninas passam a condição de mulher), as jovens eram disputadas entre jovens guerreiros em luta corpo a corpo, ao vencedor cabia o direito de escolher sua esposa, sem o pagamento do dote matrimonial.
O N’GOLO traduzido também como "dança da zebra", junto com cujuinha, uiganga e cuissamba são dentre outros elementos motrizes africanos, formadores do substrato estético-gestual da capoeira (mestre Zulu – Idiopráxis de Capoeira,1995, p.02.)
A "dança da zebra" era movimentos imitados como os da zebra em luta ou em carreira ou ainda das zebras machos para conquistar uma fêmea no cio.
Na língua Kikongo em algumas tribos do sul de Angola N’GOLO significa: força ou poder.
(Mestre Dionizio – fundador do Grupo N’GOLO Capoeira).
Muito interessante!Eu não sabia sobre esses dois primeiros parágrafos. Continue a saga por informações, precisamos muito.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente pessoal!
ResponderExcluirAdorei as matérias e fico muito feliz em fazer parte do grupo N’Golo Capoeira e ser discípulo do M. Dionizio, pois foi quem me ensinou os primeiros passos na capoeira (e continuará me ensinando muiiiiiiito) quando me matriculei no CAC – Centro de Aprendizagem de Capoeira. Naquela época vivia desenhando as iniciais do grupo nas aulas de educação artística e a professora ainda falava, Márcio você só sabe desenhar isso? Rsrsrs
Apesar de ficar ausente do grupo por longos anos, mas sempre com os ensinamentos do mestre guardados no coração e na mente, hoje estou de volta e pronto para colaborar no que for necessário. Contem comigo.
Eternamente grato ao M. Dionizio
Abraaaaaaaaaaaços.
msaraivacapoeira.blogspot.com
Vamos divulgar o blog, pessoal! Mande o link por e-mail para quem vocês conhecem! Assim, as pessoas vão ficar por dentro do que rola no grupo! Novas postagens serão feitas... Aguardem!!!
ResponderExcluir=]