“Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é disputa – simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos” (vide Idiopráxis, p.29)
Antônio Batista Pinto, também conhecido como “Mestre Zulu”, nasceu em 09 de Maio de 1946, em Unaí,
Começou a ensinar capoeira em 1970, na Sociedade Desportiva Sobradinhense, conseguiu muitos companheiros de treinamento e permaneceu lá por um ano.
Em 11 de Agosto de 1972 começou a ensinar capoeira no Colégio Agrícola de Brasília, delineando a formulação do Ideário de Capoeira . Esse trabalho procurava enfatizar a importância do resgate da pureza, da autenticidade, da tradição e da gestualidade primitiva; buscando resgatar seletivamente as características e valores da capoeira, optando pelo meio escolar como principal contexto para respaldar a capoeira perante a sociedade e o poder público. Nessa época, Mestre Zulu e seus companheiros idealizaram a Grande Roda Brasileira de Capoeira (GRBC)[2]. Nesse mesmo ano fundou o Grupo de Capoeira Beribazu.
O sistema de Beribazu de Graduações foi elaborado por M. Zulu, a partir da relação de fases sociais que marcam a vida do negro no Brasil, com os domínios de irradiação dos Orixás do Candomblé e da Umbanda. A relação é de conotação meramente filosófica, portanto, desvinculada de qualquer indução ou orientação para alguma prática religiosa.
Zulu é o principal Introdutor da capoeira na Rede Oficial de Ensino do Distrito Federal, dede o ano de 1972, o referido projeto é coordenado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, além de ser responsável pela formação de vários mestres, contra-mestres e monitores, dentre eles o nosso mestre Dionizio.
Em 21 de junho de 1994 o fundador do Grupo, Mestre Zulu, se desvincula oficialmente do Grupo Beribazu alegando motivos pessoais.
Dentre os trabalhos mais relevantes publicados, estão: Capoeira: Arte, Folclore e Luta; Catira ou Cateretê; Pequeno histórico da Capoeira; Sistema de Graduações de Capoeira; Metodologia do Ensino de Capoeira; Ritmos Afro-Brasileiro; Características Imutáveis da Capoeira; Cânticos de Capoeira; Regulamento de Competições de Capoeira; Regulamento Técnico Escolar de Capoeira; Regulamento do Centros de Aprendizagem de Capoeira (CAC`s); Depoimento Sobre o Ideário Beribazu de Capoeira; Capoeira Arte-Luta; Manifesto Evocativo da Capoeira e o Livro Idiopráxis Capoeira.
Passagens na Docência de Capoeira:
1 - Clube Sodeso em Sobradinho - março de
As passagens na docência de capoeira de Mestre Zulu completaram, em março de 2010, efetivos quarenta anos no magistério da capoeira.
Fonte
http://www.inf.ufsc.br/~veronez/beribazu/historico/historico.htm#mestres
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Zulu
http://mestreonca.wordpress.com/2009/04/15/mestre-zulu-e-sua-obra-na-capoeira/
[1] Ideário de capoeira: Foi realizada de
[2] Grande Roda Brasileira de Capoeira: constituído de idéias, concepções, princípios e processos que fundamentam as atividades e ações de ensino-aprendizagem e de prática de capoeira.. Em linhas gerais, o Ideário definia a postura pedagógica multidisciplinar, enfatizando a importância do aprendizado por vivências nas preparações física, técnica, tática, psicológica, ideomotora e invisível, ainda mais, operacionalmente recorreram à oralidade informal, recomendaram leituras e composições, e buscaram realizar ou participar de discussões dirigidas, palestras, seminários, congressos, e festivais de capoeira.
Maravilhosa postagem Grupo N’Golo, foi uma oportunidade maravilhosa conhecer um pouco mais deste maravilhoso Mestre que formou nosso Mestre Dionizio. Fico muito feliz de ter mais uma matéria na Internet contando um pouco da vida deste imensurável conhecedor da arte capoeirística que ’’ensinou para meu mestre, e meu mestre me ensinou... ’’, rsrsrs.
ResponderExcluirAbraaaaaços
Com a licença de todos, vou replicar esta postagem também no meu Blogger. msaraivacapoeira.blogspot.com
Sabe como é né, Márcio... Tem q rolar uma grana aí pra usar essas informações... hehe=] tô brincando. Fique à vontade, desde que coloque o link! É uma forma de divulgação!
ResponderExcluirAguarde novas postagens!!!=)